Mais do que nunca, uma inovação circular acontece do campo à mesa, conectando identidade e tecnologia, biomas e comunidades, nutrição e gastronomia, sustentabilidade e artesanias. Chocolate move o mundo. Deixe mover você.
Diversificação de portfólio se destaca como uma estratégia essencial para garantir a sustentabilidade e o crescimento de uma marca.
Esse tema aborda a atual situação da indústria de chocolate diante do aumento repentino dos preços do cacau, destacando os desafios enfrentados pela indústria e os impactos na cadeia de produção, desde os produtores de cacau até os fabricantes de chocolate. Além disso, destaca as oportunidades para parcerias e colaborações entre os diferentes stakeholders, visando alcançar um comércio mais equilibrado e sustentável para o futuro do setor de chocolate.
O preço do cacau vem batendo recordes na bolsa de valores, e trazendo preocupação e euforia para os diferentes stakeholders da cadeia. Com isso, empresas buscam por estratégias de redução de custo, para que o consumidor não sinta tanto impacto com o aumento de preço.
A Páscoa está diferente. O que a pandemia modificou no na data mais aguardada para o Chocolate?
Uma das principais críticas à indústria é a falta de transparência e o excesso de aditivos químicos utilizados com o intuito de baixar os custos. As críticas são validas, a indústria de alimentos tem um histórico que nos deixa inseguros, desconfiados, e por vezes sem alternativas.
Não é exagero dizer que a manteiga de cacau sem dúvida é uma das matérias primas mais nobres da indústria de alimentos. Assim também na produção de chocolates e cosméticos.
Levei um tempo para entender que um chocolate com alto teor de cacau e feito através do que se chama bean-to-bar é uma inovação. O chocolate da maneira como consumimos hoje é centenário, muitos lançamentos vieram com designs diferentes e infinitas combinações, mas o chocolate, aparentemente é o mesmo, ao menos desde que nasci.